O atual ano letivo foi intitulado “Luiz Gonzaga, do Mangue ao Sertão, 100 anos do Rei do Baião”. Segundo a Secretaria de Educação, “Um ano voltado ao estímulo à leitura e às discussões ambientais. Luiz Gonzaga discutiu a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade em suas músicas. Vamos divulgar, debater e pratica as ideias ecológicas do artista, tão atuais hoje quanto 22 anos atrás quando o poeta e cantor ainda estava entre nós.”
Muito oportuno o tema, visto que tenho percebido algo que a cada ano se agrava: o desconhecimento por parte dos estudantes acerca do grande legado deixado pelo nosso Lua, que necessita ser debatido, pesquisado e vivenciado para que não caia no esquecimento para as futuras gerações. O Mestre Lua é um dos grandes ícones da cultura nordestina e os educadores têm em suas mãos a oportunidade de agirem como multiplicadores da sua arte.
Ao planejar o evento de carnaval da nossa escola, pensamos em por em prática o pensamento de Luiz Lua, bem representado na música Xote Ecológico: "A Terra está morrendo..."
Desta forma, as turmas do Grupo 5 decidiram confeccionar todo o material com produtos reutilizáveis como latinhas, garrafas PET, restos de EVA e de papel, copos descartáveis, etc.
Um pouco do nosso trabalho:
*Chocalhos produzidos com latinhas de alumínio, grãos de feijão, restos de EVA e cola colorida.
*Maracás produzidos com garrafas PET, grãos de feijão cru e fita colorida. Depois da festa serão transformados no brinquedo popular "Vai e Vem" para animar o recreio.
*Muita concentração na hora de decorar as máscaras. Enfeitando o estandarte do nosso bloco "Amigos do Planeta".
*Colares produzidos com canudos e linha. Todo mundo caprichou!
*Chocalhos produzidos com copinhos descartáveis, grãos de feijão e cola colorida. Esquentando as baterias!
*A chuva não conseguiu apagar a animação do Bloco Amigos do Planeta! Parabéns, turminha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário