quinta-feira, 10 de março de 2011

O Carnaval

Trabalhamos com a marchinha de carnaval "Mamãe eu quero". Primeiro, fomos preparar o nosso estandarte e todo mundo ajudou colando confetes de E.V.A:

E ficou assim:

Depois preparamos os nossos colares com TNT, canudinhos e linha. Como precisava do uso da agulha, a turma colaborou cortando os canudinhos e o restante ficou com a tia Fernanda:



Olha como se faz:

E fica assim:
Depois enfeitamos coletivamente a nossa sombrinha do frevo, marca registrada da nossa cidade:

Olha ela aí:




Destaque para os trabalhos desenvolvidos pelos nossos colegas da turma da professora Solange com massa de modelar. Os alunos reaproveitaram bandejas de isopor para fazer lindos quadros com o tema Carnaval. Vejam como ficaram lindos:


E o Bloco  MAMÃE EU QUERO na concentração!
 



A festinha foi animada!

quarta-feira, 2 de março de 2011

VAMOS BRINCAR?




"Brincar com crianças não é perder tempo,


é ganhá-lo.


Se é triste ver meninos sem escola


mais triste é vê-los sentados,


enfileirados, em salas sem ar


com exercícios estéreis


à formação do homem-cidadão".


( Carlos Drumond de Andrade )


"A brincadeira fornece, pois, ampla estrutura básica para mudanças da necessidade e da consciência, criando um novo tipo de atitude em relação ao real. Nela aparecem a ação na esfera imaginativa numa situação de faz-de-conta, a criação das intenções voluntárias e a formação dos planos da vida real e das motivações volitivas, constituindo-se, assim, no mais alto nível de desenvolvimento pré-escolar."

Publicação: Série Idéias n.2. São Paulo:FDE, 1994.



Saúde bucal


O resultado da pesquisa abaixo só vem reforçar a minha preocupação com a saúde bucal das crianças. Apesar dos esforços na escola e mesmo o apoio da Secretaria de Saúde, o número de crianças com problemas dentários é enorme. Após uma roda de conversa com as crianças percebi que são poucas as que recebem orientação dos adultos e fazem a escovação após as refeições a antes de dormir. Veja o resultado da pesquisa:
O objetivo desta pesquisa foi o de avaliar o desempenho na escola de crianças de quatro anos de idade portadoras de cárie severa. Foram examinadas 101 pré-escolares pertencentes a 4 escolas municipais da cidade do Recife, estado de Pernambuco, Brasil, no ano de 2002. Os exames clínicos foram realizados por 3 pesquisadoras (Kappa inter-examinador = 0,89 e intra-examinador = 0,91), com o objetivo de selecionar crianças livres de cárie (grupo A) e portadoras de cárie severa (grupo B), compondo a amostra final de 41 crianças selecionadas A avaliação do desempenho das crianças na escola foi obtida por meio da aplicação de um questionário com as professoras. Verificou-se que o grupo dos alunos livres de cárie apresentou-se, em geral, mais atento às explicações das professoras em sala de aula e com menor dificuldade na realização das tarefas escolares, bem como não apresentaram faltas à escola por motivos relacionados aos dentes, o que não ocorreu com os alunos do grupo B. Quanto à participação oral em sala de aula e a pronúncia das palavras, não se observaram diferenças significativas entre os dois grupos, de acordo com as informações fornecidas pelas professoras. No grupo A, não foi relatado apelido constrangedor relacionado aos dentes, fato que foi verificado em 11% das crianças do grupo B. As professoras consideraram que 22% das crianças portadoras de cárie severa apresentavam prejuízos em suas atividades escolares devido às condições de sua saúde bucal. Concluiu-se que o desempenho das crianças portadoras de cárie severa na escola pode ser prejudicado por sua saúde bucal. Outras pesquisas devem ser desenvolvidas para melhor avaliar o impacto da cárie severa no desempenho da criança na escola.


Olha só como estão os dentinhos desta criança de cinco anos:



Como providência imediata, iremos solicitar a presença dos profissonais de saúde do bairro para orientação de alunos e familiares e montar o ESCOVÓDROMO.


Registro da visita dos profissionais de saúde bucal em 2010:

Link para a pesquisa acima citada: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHealthSci/article/viewArticle/2164

E vai rolar a festa! Em 12/02/2011


A pequena Jeniffer, que foi minha aluna em 2010, fez seis anos e realizou o  sonho de ter uma festa. E da Barbie!

A sua mãe, Tamara, também já foi minha aluna na mesma escola (antiga, eu? rsrsrs). Uma família queridíssima, da avó à neta.

A festa estava linda, a aniversariante mais ainda. Fui muitíssimo bem recebida e lá encontrei vários amiguinhos de Jeniffer que também foram meus alunos.

Parabéns, princesa!

INÍCIO DE 2011 - 07/02/2011


HOJE FOI O NOSSO PRIMEIRO DIA LETIVO! AS TURMINHAS ESTAVAM ANIMADAS E ANSIOSAS POR NOVIDADES.

APÓS AS BOAS VINDAS NO PÁTIO, FIZEMOS A APRESENTAÇÃO DA PROFESSORA E DOS ALUNOS. DEPOIS FIZEMOS A LEITURA DA REFLEXÃO DIÁRIA, UM TEXTO MUITO APROPRIADO PARA A OCASIÃO, POIS TINHA COMO TEMA "MUDANÇAS". NADA MELHOR
PARA UMA TURMA NOVA!

A ATIVIDADE SEGUINTE FOI A CONSTRUÇÃO DA ÁRVORE DA TURMA, CUJA FOLHAGEM FOI FEITA COM CARIMBO DE MÃOS. ALÉM DO TRABALHO ARTÍSTICO EM SI, AINDA HOUVE O ESTÍMULO À COLETIVIDADE: TODO MUNDO TRABALHANDO JUNTO COM UMA FINALIDADE ÚNICA.

OLHA COMO FICOU: