terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Junho - Copa do Mundo

Os alunos entraram no clima da Copa do Mundo!!! Sabiam os nomes dos jogadores, do técnico e até mesmo de jogadores de outras seleções.

                                                             Nossos jogadores



                                Pesquisa sobre o Tatu Bola, animal-símbolo do Brasil na Copa


                                        Camisas "customizadas" em cêra, tinta e papel picado


Dica de Leitura - PIPA VAI COLORIR O CÉU






Autora: Elita Ferreira

"Seu Genário não gostava que invadissem seu quintal. Os meninos da rua tinham muito medo dele. Uma pipa linda, colorida, novinha, foi cair logo ali, dentro do muro. E agora?"

O livro atrai imediatamente a atenção, pelo colorido das ilustrações e por uma dose de suspense que possibilita a antecipação. Fala sobre  tolerância, medo, laços afetivos e capacidade de se modificar para melhor.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

MAIO/ 2014 - Dia das Mães

O Dia das Mães é uma data especial, que encanta crianças e adultos. Trabalhamos de forma a fugir do apelo consumista, valorizando a produção do aluno. Houve a produção do "Jardim da Mamãe" e cartões personalizados, feitos com flores de forminhas papel (cujas fotos infelizmente não encontrei para postar):



Os dois livros trabalhados durante o mês:

MAMÃE, VOCÊ ME AMA? Barbara M. Joosse


 

"Esta é uma história carinhosa sobre uma criança testando os limites de sua independência e sobre uma mãe que prova tranquilamente que o amor materno é incondicional e eterno. Esta história universal se torna ainda mais cativante por se passar no extraordinário cenário ártico, cheio de animais emocionantes como baleias, lobos, papagaios-do-mar e cães de trenó."

Além da belíssima história, o livro possibilita trazer informações de uma cultura diferente e estimula o interesse e o aprofundamento sobre o tema. 

Ouça o áudio AQUI

SE AS COISAS FOSSEM MÃES-   Sylvia Orthof


É uma linda poesia e pode render bastante, pois a imaginação dos pequenos vai longe!

Se a lua fosse mãe, seria mãe das estrelas,
o céu seria sua casa, casa das estrelas belas.

Se a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos,
o mar seria um jardim, os barcos seus caminhos.

Se a casa fosse mãe, seria a mãe das janelas,
conversaria com a lua sobre as crianças estrelas,
falaria de receitas, pastéis de vento, quindins,
emprestaria a cozinha pra lua fazer pudins!

Se a terra fosse mãe, seria a mãe das sementes,
pois mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a agente.

Se uma fada fosse mãe, seria mãe da alegria,
toda mãe é um pouco fada... Nossa mãe fada seria.

Se uma bruxa fosse mãe,
seria mãe gozada:
seria a mãe das vassouras, da Família Vassourada!

Se a chaleira fosse mãe, seria a mãe da água fervida,
faria chá e remédio para as doenças da vida.

Se a mesa fosse mãe,
as filhas, sendo cadeiras,
sentariam comportadas,
teriam “boas maneiras”.

Cada mãe é diferente: mãe verdadeira, ou postiça,
mãe vovó e mãe titia, Maria, Filó, Francisca,
Gertrudes, Malvina, Alice,
Toda mãe é como eu disse.

Dona Mamãe ralha e beija,
erra, acerta, arruma a mesa,
cozinha, escreve, trabalha fora,
ri, esquece, lembra e chora,
traz remédio e sobremesa ...

Tem pai que é “tipo mãe”...
Esse, então, é uma beleza!


Áudio AQUI
 


terça-feira, 18 de novembro de 2014

MAIO 2014 - Visita ao Museu do Homem do Nordeste









A visita ao Museu do Homem do Nordeste foi muito proveitosa. Conhecemos elemento importantes da nossa cultura, que despertaram muito a atenção da turma.

Os utensílios do cotidiano, utilizados pelos senhores de engenho e pelos escravos, suscitaram várias perguntas sobre as desigualdades e as relações  sociais da época.

Na área reservada à cultura indígena, que achamos muito pequena diante da riqueza cultural dos povos indígenas brasileiros, aprendemos com o monitor o trecho de um Toré que diz assim:


"PISA LIGEIRO
PISA LIGEIRO
QUEM NÃO PODE COM A FORMIGA
                                                  NÃO ASSANHA O FORMIGUEIRO"



















terça-feira, 4 de novembro de 2014

ABRIL 2014 - Dica de leitura: Os três jacarezinhos


"Três jacarezinhos saem de casa para viver por conta própria em um pântano. Jaca Primeiro constrói uma bela casa de pedras. Para Jaca Segundo, pedras dão muito trabalho; ele então faz sua casa com galhos. E a casa de areia de Jaca Terceiro é a mais fácil de construir! Mas quando o Javali Bundudo aparece, qual casa é forte o suficiente para enfrentar a bum-bundada dele?"

O livro prende a atenção da crianças e rende boas risadas.

Slides da história AQUI.

ABRIL 2014 - PÁSCOA


















O tema Páscoa foi trabalhado com enfoque no amor, na partilha. Para começar, um trabalho com o gênero textual RECEITA. Trabalhamos as características da estrutura do texto, pesquisamos ingredientes e os alunos, com o apoio da nossa querida coordenadora, puderam, literalmente, colocar a mão na massa. O pão feito por eles foi compartilhado na dia da comemoração. 

O Grupo 5 enfatizou a importância da PAZ no mundo. Os alunos assistiram a vídeos de motivação, foram realizadas rodas de conversa sobre o tema, e, principalmente, sobre a importância de começar a promover a paz através de nós mesmos. 
 


terça-feira, 23 de setembro de 2014

ABRIL - DICA DE LEITURA






LIVRO: Você troca?
AUTORA: Eva Furnari

O livro é bastante divertido, lúdico e possibilita o trabalho com rimas.

SINOPSE:

Neste livro, Eva Furnari propõe diversas trocas, brincando com as palavras - na tradição dos trocadilhos - e também com a reputação de personagens como o lobinho delicado e o chapeuzinho malvado. A cada duas páginas a criança tem um texto completo que, com as ilustrações, pode divertir e satisfazer sua expectativa de leitor. Não há uma narrativa, uma trama a ser seguida, apenas quadros que procuram estimular a criatividade dos pequenos.  

Leia: AQUI

2014 - PLANTANDO




A rua onde fica a escola ganhou mudas de árvores nas calçadas. Os alunos participaram de todo o processo de plantio da "árvore da escola". 

No final, deram um abraço na árvore e prometeram cuidar dela, para que cresça e dê boa sombra. 

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

2014 MARÇO - DICA DE LEITURA



Livro "O ovo",  de Milton Carlos de Oliveira Filho. Os estudantes amaram, possibilita antecipação e valoriza os conhecimentos prévios deles acerca do tema. Aí vai a sinopse:

"Os pensamentos de um ovo são a linha que conduz a história narrada no livro infantil de Milton Célio de Oliveira Filho, com ilustrações de Alexandre Alves e Ronaldo Lopes, que chega às livrarias pela Editora Globo. Na obra, texto e desenho se completam na concisão e delicadeza.

A premissa pode parecer estranha, uma vez que - como todos sabem, até mesmo as crianças pequenas - um ovo não é exatamente um personagem que possa sair correndo por aí, participando de grandes aventuras... Mas, está exatamente nesta característica a força da narrativa: o pensamento e a criatividade.

Toda criança, de certa forma, é um "ovo" - um símbolo do que está por vir, das grandes possibilidades que são estimulantes, enchem de curiosidade, e por vezes podem ser um pouco assustadoras também. Entre as ideias de ser o ovo de algum animal estranho, ou mesmo (isso passou por sua cabeça) uma simples bolinha, é que surge o desejo de romper a casca, de encontrar pela primeira vez a grande maravilha do mundo e saber sobre si mesmo. É o que finalmente faz esse pequeno herói que sonhou imóvel com o grande dia, para só então descobrir que é... (Mas, isso seria estragar a surpresa)."


Disponível em slides, basta clicar AQUI.


As possibilidades de trabalho são inúmeras: além de ampliar o conhecimento prévio do aluno, é possível incentivar a imaginação sobre o "ocupante" misterioso, fazer análise fonológica da palavra, produzir obras de arte diversas. E, como fizemos, estender o tema pesquisando em outros livros. 

Olha uma das obras produzidas pelos alunos, uma releitura das imagens:
A partir destes desenhos surgiram as mais criativas ideias, a imaginação correu solta sobre quem habitaria o ovo que o amigo desenhou.

Ampliando os horizontes, trabalhamos com outro livro igualmente divertido, que tem o mesmo título:


 "O ovo", de Ivan e Marcello.
"Numa bela manhã, a galinha vê, com espanto, que o ovo que chocava sumiu. O que aconteceu com ele? Destinado ao público infantil, o livro traz ilustrações coloridas, frases rimadas que facilitam a memorização e um suplemento pedagógico criado pelos autores com a colaboração de uma equipe de educadores e pedagogos."

Além do trabalho com rimas, do suspense sobre o destino do ovo, ainda traz o encantamento dos animais da fazenda. 
Fizemos trabalhos com pintura a dedo, pesquisa sobre o desenvolvimento do ovo, da vida dos pintinhos e de outros animais que nascem através de ovos. Também pesquisamos musicas mais antigas (A Galinha Magricela, do Balão Mágico, e  A Orquestra dos Bichos, do trem d Alegria)  e parlendas. 


PS: Muitas  fotos dos trabalhos produzidos foram perdidas por um problema na câmera, as que sobraram foram tiradas pelo celular e não são muitas.
 



terça-feira, 26 de agosto de 2014

2014 MARÇO - O RECIFE

A NOSSA CIDADE COMPLETOU 477 ANOS!!! FICAMOS ENCANTADOS AO SABER QUE UM BOLO GIGANTE É FEITO PARA COMEMORAR, TODO MUNDO FICOU COM VONTADE DE COMER UM PEDACINHO...

A PROFESSORA PREPAROU UM VÍDEO COM MUITAS IMAGENS LINDAS DA NOSSA CIDADE, MAS O COMPUTADOR QUEBROU E O VÍDEO NÃO ESTAVA SALVO. MESMO ASSIM VAMOS COMPARTILHAR UM POUCO DAS BELEZAS DO RECIFE:










E OLHA O BOLO!




AGORA UM POUCO DA RELEITURA DE IMAGENS QUE FIZEMOS:






AGORA O VÍDEO DA MÚSICA QUE AMAMOS OUVIR:



FALAMOS TAMBÉM SOBRE OS PROBLEMAS DA NOSSA CIDADE E TODO MUNDO CONCORDOU QUE DEVEMOS JOGAR O LIXO NA LIXEIRA E CUIDAR MELHOR DO AMBIENTE ONDE VIVEMOS PARA QUE O RECIFE FIQUE AINDA MAIS BONITO.

*Paisagens do Recife - Fonte: Internet

2014

CARNAVAL - Fevereiro/2014









O NOSSO CARNAVAL TEVE COMO TEMA PRINCIPAL A COPA DO MUNDO. APROVEITAMOS PARA PESQUISAR SOBRE A BURRINHA, PERSONAGEM MUITO PRESENTE NO CARNAVAL DE RUA, E ENTÃO DECIDIMOS FAZER O BLOQUINHO "BURRINHA NA COPA", COM MUITO VERDE E AMARELO, MUITA ALEGRIA E ANIMAÇÃO.

PESQUISAMOS MAIS UM POUCO SOBRE AS MARCHINHAS QUE ATÉ HOJE ESTÃO PRESENTES NO CARNAVAL. A QUE MAIS GOSTAMOS FOI "MAMÃE, EU QUERO"!

TAMBÉM TIVEMOS OFICINA DE MÁSCARAS, CONFECÇÃO DE CHOCALHOS E ADEREÇOS. LEMOS ALGUNS LIVROS SOBRE O TEMA, QUE ESTÃO REGISTRADOS NAS FOTOS ACIMA.

O BAILINHO FOI BASTANTE ANIMADO, COM DESFILE DE BLOCOS, CONCURSO DE PASSISTAS E DE MÁSCARAS E MUITO FREVO NO PÉ.

ALGUMAS INFORMAÇÕES QUE PESQUISAMOS SOBRE A BURRINHA, ATRAVÉS DE TEXTO COLETIVO PRODUZIDO PELA TURMA:

BURRINHA

É UMA PESSOA  FANTASIADA DE BURRINHA, QUE ANTIGAMENTE SAÍA SÓ NO DIA SEIS DE JANEIRO, QUE É O DIA DE REIS. DEPOIS AS BURRINHAS COMEÇARAM A SE APRESENTAR EM OUTRAS FESTAS POPULARES, COMO O CARNAVAL.

A CABEÇA É FEITA DE MADEIRA OU PAPELÃO. O CORPO TEM UMA ARMAÇÃO COBERTA POR TECIDO COLORIDO. COMO É USADA POR UMA PESSOA, A BURRINHA ACABA FICANDO COM DOIS PÉS.