quarta-feira, 27 de agosto de 2014

2014 MARÇO - DICA DE LEITURA



Livro "O ovo",  de Milton Carlos de Oliveira Filho. Os estudantes amaram, possibilita antecipação e valoriza os conhecimentos prévios deles acerca do tema. Aí vai a sinopse:

"Os pensamentos de um ovo são a linha que conduz a história narrada no livro infantil de Milton Célio de Oliveira Filho, com ilustrações de Alexandre Alves e Ronaldo Lopes, que chega às livrarias pela Editora Globo. Na obra, texto e desenho se completam na concisão e delicadeza.

A premissa pode parecer estranha, uma vez que - como todos sabem, até mesmo as crianças pequenas - um ovo não é exatamente um personagem que possa sair correndo por aí, participando de grandes aventuras... Mas, está exatamente nesta característica a força da narrativa: o pensamento e a criatividade.

Toda criança, de certa forma, é um "ovo" - um símbolo do que está por vir, das grandes possibilidades que são estimulantes, enchem de curiosidade, e por vezes podem ser um pouco assustadoras também. Entre as ideias de ser o ovo de algum animal estranho, ou mesmo (isso passou por sua cabeça) uma simples bolinha, é que surge o desejo de romper a casca, de encontrar pela primeira vez a grande maravilha do mundo e saber sobre si mesmo. É o que finalmente faz esse pequeno herói que sonhou imóvel com o grande dia, para só então descobrir que é... (Mas, isso seria estragar a surpresa)."


Disponível em slides, basta clicar AQUI.


As possibilidades de trabalho são inúmeras: além de ampliar o conhecimento prévio do aluno, é possível incentivar a imaginação sobre o "ocupante" misterioso, fazer análise fonológica da palavra, produzir obras de arte diversas. E, como fizemos, estender o tema pesquisando em outros livros. 

Olha uma das obras produzidas pelos alunos, uma releitura das imagens:
A partir destes desenhos surgiram as mais criativas ideias, a imaginação correu solta sobre quem habitaria o ovo que o amigo desenhou.

Ampliando os horizontes, trabalhamos com outro livro igualmente divertido, que tem o mesmo título:


 "O ovo", de Ivan e Marcello.
"Numa bela manhã, a galinha vê, com espanto, que o ovo que chocava sumiu. O que aconteceu com ele? Destinado ao público infantil, o livro traz ilustrações coloridas, frases rimadas que facilitam a memorização e um suplemento pedagógico criado pelos autores com a colaboração de uma equipe de educadores e pedagogos."

Além do trabalho com rimas, do suspense sobre o destino do ovo, ainda traz o encantamento dos animais da fazenda. 
Fizemos trabalhos com pintura a dedo, pesquisa sobre o desenvolvimento do ovo, da vida dos pintinhos e de outros animais que nascem através de ovos. Também pesquisamos musicas mais antigas (A Galinha Magricela, do Balão Mágico, e  A Orquestra dos Bichos, do trem d Alegria)  e parlendas. 


PS: Muitas  fotos dos trabalhos produzidos foram perdidas por um problema na câmera, as que sobraram foram tiradas pelo celular e não são muitas.
 



terça-feira, 26 de agosto de 2014

2014 MARÇO - O RECIFE

A NOSSA CIDADE COMPLETOU 477 ANOS!!! FICAMOS ENCANTADOS AO SABER QUE UM BOLO GIGANTE É FEITO PARA COMEMORAR, TODO MUNDO FICOU COM VONTADE DE COMER UM PEDACINHO...

A PROFESSORA PREPAROU UM VÍDEO COM MUITAS IMAGENS LINDAS DA NOSSA CIDADE, MAS O COMPUTADOR QUEBROU E O VÍDEO NÃO ESTAVA SALVO. MESMO ASSIM VAMOS COMPARTILHAR UM POUCO DAS BELEZAS DO RECIFE:










E OLHA O BOLO!




AGORA UM POUCO DA RELEITURA DE IMAGENS QUE FIZEMOS:






AGORA O VÍDEO DA MÚSICA QUE AMAMOS OUVIR:



FALAMOS TAMBÉM SOBRE OS PROBLEMAS DA NOSSA CIDADE E TODO MUNDO CONCORDOU QUE DEVEMOS JOGAR O LIXO NA LIXEIRA E CUIDAR MELHOR DO AMBIENTE ONDE VIVEMOS PARA QUE O RECIFE FIQUE AINDA MAIS BONITO.

*Paisagens do Recife - Fonte: Internet

2014

CARNAVAL - Fevereiro/2014









O NOSSO CARNAVAL TEVE COMO TEMA PRINCIPAL A COPA DO MUNDO. APROVEITAMOS PARA PESQUISAR SOBRE A BURRINHA, PERSONAGEM MUITO PRESENTE NO CARNAVAL DE RUA, E ENTÃO DECIDIMOS FAZER O BLOQUINHO "BURRINHA NA COPA", COM MUITO VERDE E AMARELO, MUITA ALEGRIA E ANIMAÇÃO.

PESQUISAMOS MAIS UM POUCO SOBRE AS MARCHINHAS QUE ATÉ HOJE ESTÃO PRESENTES NO CARNAVAL. A QUE MAIS GOSTAMOS FOI "MAMÃE, EU QUERO"!

TAMBÉM TIVEMOS OFICINA DE MÁSCARAS, CONFECÇÃO DE CHOCALHOS E ADEREÇOS. LEMOS ALGUNS LIVROS SOBRE O TEMA, QUE ESTÃO REGISTRADOS NAS FOTOS ACIMA.

O BAILINHO FOI BASTANTE ANIMADO, COM DESFILE DE BLOCOS, CONCURSO DE PASSISTAS E DE MÁSCARAS E MUITO FREVO NO PÉ.

ALGUMAS INFORMAÇÕES QUE PESQUISAMOS SOBRE A BURRINHA, ATRAVÉS DE TEXTO COLETIVO PRODUZIDO PELA TURMA:

BURRINHA

É UMA PESSOA  FANTASIADA DE BURRINHA, QUE ANTIGAMENTE SAÍA SÓ NO DIA SEIS DE JANEIRO, QUE É O DIA DE REIS. DEPOIS AS BURRINHAS COMEÇARAM A SE APRESENTAR EM OUTRAS FESTAS POPULARES, COMO O CARNAVAL.

A CABEÇA É FEITA DE MADEIRA OU PAPELÃO. O CORPO TEM UMA ARMAÇÃO COBERTA POR TECIDO COLORIDO. COMO É USADA POR UMA PESSOA, A BURRINHA ACABA FICANDO COM DOIS PÉS.